As ideias da multiplicação em diferentes níveis do currículo nos anos iniciais do ensino eundamental: encontros e desencontros

This research aims to verify the compatibility of multiplication teaching throughout the 3rd grade of Brazilian Elementary School curriculum, scoping a public school in the Federal District. In view of this, documental analysis were used as methodological guideline, which focused on the Currículo em...

Mô tả đầy đủ

Chi tiết về thư mục
Tác giả chính: Alarcão, Clara Machado da Silva
Tác giả khác: Gontijo, Cleyton Hércules
Định dạng: Dissertação
Ngôn ngữ:Tiếng Bồ Đào Nha
Được phát hành: Universidade de Brasília 2024
Những chủ đề:
Truy cập trực tuyến:https://hdl.handle.net/20.500.14135/949
_version_ 1842069053036822528
author Alarcão, Clara Machado da Silva
author2 Gontijo, Cleyton Hércules
author_facet Gontijo, Cleyton Hércules
Alarcão, Clara Machado da Silva
author_sort Alarcão, Clara Machado da Silva
collection DSpace
description This research aims to verify the compatibility of multiplication teaching throughout the 3rd grade of Brazilian Elementary School curriculum, scoping a public school in the Federal District. In view of this, documental analysis were used as methodological guideline, which focused on the Currículo em Movimento da Educação Básica (Curriculum in Movement for Basic Education), the materials related to the National Literacy Assessment – ANA –, the textbook adopted by the participating school, as well as semi-structured interviews with two teachers of the referred grade, which were analyzed by means of content analysis. The investigation was grounded in two major theoretical axes: the Theory of Conceptual Fields (TCF) proposed by Vergnaud (1982, 1986, 1990, 1994, 2009a, 2009b) and a curriculum approach proposed by Sacristán (2000). The research has then indicated that the approach to multiplication is congruent on the curriculum levels. It is also noteworthy that, despite the significant changes that the ideas of TCF has introduced in the various curricular areas, some practices and conceptions that do not fit with such ideals seems to persist in these contexts.
format Dissertação
id ir-20.500.14135-949
institution RIEP - Repositório digital do INEP
language por
publishDate 2024
publisher Universidade de Brasília
record_format dspace
spelling ir-20.500.14135-9492024-02-27T04:00:19Z As ideias da multiplicação em diferentes níveis do currículo nos anos iniciais do ensino eundamental: encontros e desencontros Alarcão, Clara Machado da Silva Gontijo, Cleyton Hércules Educação Básica Currículo Escolar Ensino Fundamental Currículo Mínimo Nacional This research aims to verify the compatibility of multiplication teaching throughout the 3rd grade of Brazilian Elementary School curriculum, scoping a public school in the Federal District. In view of this, documental analysis were used as methodological guideline, which focused on the Currículo em Movimento da Educação Básica (Curriculum in Movement for Basic Education), the materials related to the National Literacy Assessment – ANA –, the textbook adopted by the participating school, as well as semi-structured interviews with two teachers of the referred grade, which were analyzed by means of content analysis. The investigation was grounded in two major theoretical axes: the Theory of Conceptual Fields (TCF) proposed by Vergnaud (1982, 1986, 1990, 1994, 2009a, 2009b) and a curriculum approach proposed by Sacristán (2000). The research has then indicated that the approach to multiplication is congruent on the curriculum levels. It is also noteworthy that, despite the significant changes that the ideas of TCF has introduced in the various curricular areas, some practices and conceptions that do not fit with such ideals seems to persist in these contexts. Esta pesquisa teve como objetivo verificar se há compatibilidade na abordagem da multiplicação em diferentes instâncias do currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como cenário uma escola pública do Distrito Federal. Para isso, utilizaram-se como recursos metodológicos a análise documental, que se deteve sobre o Currículo em Movimento da Educação Básica, os materiais referentes à Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e o livro didático adotado pela escola participante. Adotaram-se também entrevistas semiestruturadas com duas professoras do ano escolar investigado, as quais foram analisadas por meio da análise de conteúdo. A investigação esteve pautada em dois grandes eixos teóricos: a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud (1982, 1986, 1990, 1994, 2009a, 2009b) e a Abordagem do Currículo por Sacristán (2000). O trabalho, desenvolvido nestes moldes, constatou que o tratamento oferecido à multiplicação, nos níveis do currículo analisado, se dá de forma congruente. É notável também que, apesar das significativas mudanças que os ideais da TCC introduziram nos diversos âmbitos curriculares, algumas práticas e concepções que não condizem com esses ideais parecem perdurar nesses espaços. 2024-02-26T16:44:57Z 2024-02-26T16:44:57Z 2017-03-20 Dissertação https://hdl.handle.net/20.500.14135/949 120750 por Acesso aberto Documento textual application/pdf Universidade de Brasília Brasil
spellingShingle Educação Básica
Currículo Escolar
Ensino Fundamental
Currículo Mínimo Nacional
Alarcão, Clara Machado da Silva
As ideias da multiplicação em diferentes níveis do currículo nos anos iniciais do ensino eundamental: encontros e desencontros
title As ideias da multiplicação em diferentes níveis do currículo nos anos iniciais do ensino eundamental: encontros e desencontros
title_full As ideias da multiplicação em diferentes níveis do currículo nos anos iniciais do ensino eundamental: encontros e desencontros
title_fullStr As ideias da multiplicação em diferentes níveis do currículo nos anos iniciais do ensino eundamental: encontros e desencontros
title_full_unstemmed As ideias da multiplicação em diferentes níveis do currículo nos anos iniciais do ensino eundamental: encontros e desencontros
title_short As ideias da multiplicação em diferentes níveis do currículo nos anos iniciais do ensino eundamental: encontros e desencontros
title_sort as ideias da multiplicacao em diferentes niveis do curriculo nos anos iniciais do ensino eundamental encontros e desencontros
topic Educação Básica
Currículo Escolar
Ensino Fundamental
Currículo Mínimo Nacional
url https://hdl.handle.net/20.500.14135/949
work_keys_str_mv AT alarcaoclaramachadodasilva asideiasdamultiplicacaoemdiferentesniveisdocurriculonosanosiniciaisdoensinoeundamentalencontrosedesencontros