A subrepresentação de mulheres no ingresso à educação superior brasileira em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) neste século

This study aims to present the evolution of the entry of women in Brazilian higher education in courses in the area of Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM), from 2000 to 2018, based on official data collected annually through the Higher Education Census. It also sought to present...

Descripció completa

Dades bibliogràfiques
Autor principal: Almeida, Nuzyare Moura de
Altres autors: Casaca
Format: Dissertação
Idioma:portuguès
Publicat: Universidade de Lisboa 2024
Matèries:
Accés en línia:https://hdl.handle.net/20.500.14135/979
_version_ 1842069056806453248
author Almeida, Nuzyare Moura de
author2 Casaca
author_facet Casaca
Almeida, Nuzyare Moura de
author_sort Almeida, Nuzyare Moura de
collection DSpace
description This study aims to present the evolution of the entry of women in Brazilian higher education in courses in the area of Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM), from 2000 to 2018, based on official data collected annually through the Higher Education Census. It also sought to present the Brazilian reality in this field, through internationally assumed commitments, public policies that integrate education and gender/education and STEM and the involvement of other social agents in defense of education as a strategic development factor, mostly human-centered. The incipience of the STEM theme worldwide is still an obstacle for the understanding of the need of drawing greater attention to the issue, associated with the influence of a gender order currently in force in society, mainly in its individual, familiar, educational and sociocultural aspects. The main conclusions in this study put in evidence the female underrepresentation in entering higher education in areas of knowledge that are socially considered hard and more appropriate for men. It is the case in the areas of Information and Communication Technology and Engineering.
format Dissertação
id ir-20.500.14135-979
institution RIEP - Repositório digital do INEP
language por
publishDate 2024
publisher Universidade de Lisboa
record_format dspace
spelling ir-20.500.14135-9792024-03-12T04:00:26Z A subrepresentação de mulheres no ingresso à educação superior brasileira em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) neste século Almeida, Nuzyare Moura de Casaca Educação Superior Mulher e Educação Educação para Todos Igualdade de Oportunidades Educacionais This study aims to present the evolution of the entry of women in Brazilian higher education in courses in the area of Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM), from 2000 to 2018, based on official data collected annually through the Higher Education Census. It also sought to present the Brazilian reality in this field, through internationally assumed commitments, public policies that integrate education and gender/education and STEM and the involvement of other social agents in defense of education as a strategic development factor, mostly human-centered. The incipience of the STEM theme worldwide is still an obstacle for the understanding of the need of drawing greater attention to the issue, associated with the influence of a gender order currently in force in society, mainly in its individual, familiar, educational and sociocultural aspects. The main conclusions in this study put in evidence the female underrepresentation in entering higher education in areas of knowledge that are socially considered hard and more appropriate for men. It is the case in the areas of Information and Communication Technology and Engineering. Este estudo visa a apresentar a evolução do ingresso de mulheres na educação superior brasileira em cursos nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (CTEM), no período de 2000 a 2018, com base em dados oficiais coletados anualmente através do Censo da Educação Superior. Também se buscou apresentar a realidade brasileira nesta seara, através de compromissos internacionalmente assumidos, de políticas públicas que integram educação e gênero/educação e CTEM e do envolvimento de outros atores e atrizes na defesa destes fatores estratégicos para o desenvolvimento, sobretudo em seu caráter humano. A incipiência da temática CTEM no mundo ainda é um obstáculo para a compreensão da necessidade de maior atenção à questão, associada à influência da ordem de gênero atualmente vigente na sociedade, sobretudo em seus aspectos individuais, familiares, escolares e socioculturais. As principais conclusões deste TFM evidenciam a subrepresentação feminina no ingresso ao ensino superior nas áreas do conhecimento socialmente consideradas mais duras e mais adequadas aos homens. Assim sucede fundamentalmente com as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Engenharias. 2024-03-11T18:15:34Z 2024-03-11T18:15:34Z 2020-11 Dissertação https://hdl.handle.net/20.500.14135/979 120909 por Acesso aberto Documento textual application/pdf Universidade de Lisboa Portugal
spellingShingle Educação Superior
Mulher e Educação
Educação para Todos
Igualdade de Oportunidades Educacionais
Almeida, Nuzyare Moura de
A subrepresentação de mulheres no ingresso à educação superior brasileira em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) neste século
title A subrepresentação de mulheres no ingresso à educação superior brasileira em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) neste século
title_full A subrepresentação de mulheres no ingresso à educação superior brasileira em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) neste século
title_fullStr A subrepresentação de mulheres no ingresso à educação superior brasileira em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) neste século
title_full_unstemmed A subrepresentação de mulheres no ingresso à educação superior brasileira em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) neste século
title_short A subrepresentação de mulheres no ingresso à educação superior brasileira em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) neste século
title_sort subrepresentacao de mulheres no ingresso a educacao superior brasileira em ciencias tecnologias engenharias e matematica ctem neste seculo
topic Educação Superior
Mulher e Educação
Educação para Todos
Igualdade de Oportunidades Educacionais
url https://hdl.handle.net/20.500.14135/979
work_keys_str_mv AT almeidanuzyaremourade asubrepresentacaodemulheresnoingressoaeducacaosuperiorbrasileiraemcienciastecnologiasengenhariasematematicactemnesteseculo
AT almeidanuzyaremourade subrepresentacaodemulheresnoingressoaeducacaosuperiorbrasileiraemcienciastecnologiasengenhariasematematicactemnesteseculo